Em
Região de Coimbra

2024/04/18

Futebol Feminino disputa o TIA em Mira e Cantanhede

Desporto

oi apresentado durante a tarde desta quarta-feira, em conferência de Imprensa realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira, o Torneio Interassociações (TIA) Sub 14, Futebol 9, Feminino que reunirá de 25 a 28 de abril de 2024 as Seleções representativas das 22 Associações Distritais e Regionais, envolvendo entre atletas, staff de apoio e organização cerca de 1000 pessoas.

Com a presença habitual de centenas de familiares das jogadoras, a edição 2024 do TIA Sub 14 Feminino promete transformar-se numa grande festa do futebol feminino de formação que animará os campos onde jogam domingo a domingo AD Ala Arriba, Touring 1970, ACR Seixo de Mira, CF Os Marialvas e Febres SC, que se associam ao torneio organizado pela FPF com a colaboração da AF Coimbra e o apoio das Câmaras Municipais de Mira e de Cantanhede. A Junta de Freguesia de Mira, sensível desde a primeira hora à importância do torneio, e a Junta de Freguesia da Praia de Mira, presente na apresentação, são outras das entidades envolvidas.

Nas intervenções que antecederam as questões dos jornalistas, o Presidente da CM Mira, Artur Fresco agradeceu a escolha de Mira, pela FPF e AF Coimbra, cuja proximidade institucional destacou, para a realização de um torneio de âmbito nacional e que integra um programa de competições de várias modalidades, o que coloca o concelho no centro das atenções do país desportivo, tendo como mote a promoção do desporto de formação e a melhoria das condições proporcionadas a todos os atletas.

Por seu turno, o Presidente da AF Coimbra, Horácio Antunes salientou o apoio das Câmaras Municipais de Mira e de Cantanhede e a adesão dos Clubes na concretização do TIA Sub 14 Fut 9 Feminino, elogiando a ação do Vice-Presidente Vítor Simões na organização do torneio, que corporiza a ação desenvolvida pela AFC, em estreita colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol, na promoção do futebol feminino com resultados visíveis no crescimento, na ordem dos 30 por cento, do número de atletas inscritas. A dinamização dos centros de treino e a melhoria dos recursos humanos e logísticos têm contribuído para a valorização do futebol feminino a nível distrital e para os resultados desportivos muito positivos das seleções distritais a nível nacional, de que resulta a chamada de jogadoras às seleções nacionais e o reconhecimento do mérito dos clubes.

A Diretora da FPF, Mónica Jorge elogiou o apoio das autarquias de Mira e de Cantanhede ao TIA, enquadrando-o na sensibilização da FPF, assumida nos mandatos do Presidente Fernando Gomes e que agora ganha novo ênfase com o reforço do envolvimento dos clubes no plano estratégico para 2030 tendo por objetivo o crescimento no número de praticantes femininas que, em Portugal, já ultrapassa as 18.000. A dirigente federativa considera essencial que todos os distritos possuam oferta competitiva para todas as meninas, em diferentes escalões, de modo a que seja possível alcançar as 70 mil praticantes, estabelecendo como meta que todos os clubes em Portugal tenham futebol feminino.

O Vereador do Desporto da CM Cantanhede, Adérito Machado agradeceu a decisão da FPF e da AF Coimbra em incluir o concelho na rota dos torneios e jogos de dimensão nacional e internacional. A ação dos clubes de Cantanhede no desenvolvimento do futebol, sendo Cadima uma referência na vertente feminina e o contributo da modalidade na promoção da igualdade de género foram tónicas da intervenção do autarca que destacou o investimento de 4 milhões de euros, pelo Município, num dos mais modernos parques desportivos da região Centro.

A anteceder o encerramento, pelo Presidente da CM Mira, Artur Fresco, a jogadora Internacional Joana Fernandes ofereceu um ramo de flores à Diretora da FPF, Mónica Jorge em agradecimento pelo contributo no desenvolvimento e afirmação do futebol feminino.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Supertaça AFC joga-se este sábado em Taveiro
23/05/2024
Registo operacional da PSP de Coimbra
23/05/2024
Encontro de Traquinas de Final de Época - Futsal
23/05/2024
Encerramento da temporada de arbitragem da AF Coimbra
23/05/2024
Detenção de três Indivíduos por suspeita de tráfico e furto
23/05/2024
Comissão Europeia aprova candidatura de Coimbra à European Urban Initiative com financiamento de 4,9 ME
23/05/2024
Atletas do União 19 presentes na Festa do Futebol Feminino
23/05/2024
Unionistas vencem Valadares Gaia na Taça Nacional
16/05/2024