Em
Região de Coimbra

2024/04/11

Convento São Francisco registou mais de 122 mil espetadores em 2023

Concelho

No dia em que o Convento São Francisco (CSF) celebra oito anos de atividade, o Município de Coimbra divulga alguns dos dados mais relevantes do ano de 2023 deste equipamento municipal, expressos no seu relatório de atividades. No total, 122.575 mil pessoas marcaram presença, no ano passado, nos mais variados eventos realizados no CSF. Na vasta programação cultural com a realização de 221 eventos, foi registada a presença de 58.298 espetadores, com destaque para o projeto Educativo, que em 2023 teve um total de 8.315 espectadores. E no universo de centro de congressos, os resultados de 2023 confirmam a tendência de crescimento do equipamento municipal: 64.277 participantes. Quando se assinalam oito anos desde a sua entrada em funcionamento, o Convento São Francisco mostra vitalidade e diversidade na programação, abarcando todos os públicos e diferentes géneros de expressão artística e cultural.

Em 2023, passaram por este equipamento cultural nomes maiores do panorama nacional e internacional. No ano passado, destacaram-se, também, as produções do Teatro Nacional D. Maria II, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmónica Portuguesa e Teatro do Elétrico, além dos festivais Abril Dança Coimbra, Dar a Ouvir – Paisagens Sonoras da Cidade, Cem Portas – O Convento aberto à Cidade, Correntes de um só Rio e Festival Política, entre outros. Assim, na vasta programação cultural do CSF, que implicou a realização de 221 eventos, foi registada a presença de 58.298 espetadores.

Entre as diversas iniciativas, uma referência particular para o festival Abril Dança Coimbra. É uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco e da Universidade de Coimbra/Teatro Académico de Gil Vicente, que começou em 2016, e que, em 2023, passou a contar com mais dois parceiros: A Escola da Noite e o Teatrão. Destaque ainda para a criação, no ano passado, do projeto RAMPA.0 – Projeto de Criação e Formação Artísticas em Dança.

Paralelamente, o Projeto Educativo e Mediação de Públicos (PEMP) continua a merecer especial realce na atividade que se desenvolve no CSF. Em 2023, teve um total de 8.315 espectadores a assistir aos espetáculos, especialmente dedicados à infância, jovens e famílias, e nos projetos de mediação desenvolvidos com a comunidade escolar um total de 381 participantes. Numa articulação permanente com a comunidade escolar, o PEMP investe numa lógica de proximidade com os agrupamentos de escolas, estabelecimentos de ensino, equipas técnicas, professores, alunos, encarregados de educação, IPSS, associações, entre outras, através de um canal de comunicação privilegiado. Como continuidade dessa aproximação, continua o trabalho de parceria com o Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, que, dada a sua proximidade com o Convento, funciona como parceiro estratégico em propostas diferenciadas que envolvam os seus alunos.

Outras das vertentes fundamentais para o Convento São Francisco prende-se com a MICE (Meetings, Incentives, Conferences and events), uma área fundamental na dinâmica e na sustentabilidade do CSF. 2023 fica como um ano de afirmação no mercado nacional como um dos mais importantes locais para receber eventos de âmbito corporativo – congressos, seminários, reuniões empresariais, workshops, sessões de formação, entre outros. As caraterísticas arquitetónicas particulares e a localização privilegiada na cidade e no país são fatores distintivos que têm contribuído para a atração de parceiros. Os resultados de 2023 confirmam a tendência de crescimento do equipamento municipal:  136 eventos realizados, aproximadamente 600 solicitações registadas, 128 reuniões técnicas realizadas e 64.277 participantes.

Outra das áreas que merece um relevo especial são Os Concertos para Bebés. Continuaram a merecer uma atenção dedicada da programação do CSF, primeira infância, sensibilizando os bebés e crianças para a música, para o movimento e perceções sensoriais. Foram realizados 22 concertos e assistiram aos espetáculos 3.500 espectadores, entre bebés, pais e acompanhantes.

No âmbito da programação expositiva do Convento São Francisco, durante 2023, deu-se continuidade à exposição “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”, e realizou-se, no âmbito do ADC, a Visita Dançada | Território Entre – Espaço Atividário, um conjunto de instalações no âmbito do Dara a Ouvir – Paisagens Sonoras da Cidade, tendo sido contabilizados 3.491 visitantes. Destaque também para a exposição “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974) Fotografias de Uliano Lucas”, que reúne um vasto conjunto de fotografias expostas, pela primeira vez, em Coimbra.

Também no ano passado, teve lugar a 1ª Edição do Fórum Esfera(s), numa parceria estratégica com a Universidade de Coimbra e outras entidades locais, nacionais e internacionais, nomeadamente do Brasil. Estimular e desenvolver a reflexão, o diálogo e a formação, em torno de temáticas relacionadas com o setor cultural, a sustentabilidade e a responsabilidade social das novas gerações são alguns dos objetivos do fórum.

Quando se assinala, assim, o oitavo aniversário do Convento São Francisco, é notória a vitalidade e diversidade na programação, abarcando todos os públicos e diferentes géneros de expressão artística e cultural, deste importante equipamento cultural municipal.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Supertaça AFC joga-se este sábado em Taveiro
23/05/2024
Registo operacional da PSP de Coimbra
23/05/2024
Encontro de Traquinas de Final de Época - Futsal
23/05/2024
Encerramento da temporada de arbitragem da AF Coimbra
23/05/2024
Detenção de três Indivíduos por suspeita de tráfico e furto
23/05/2024
Comissão Europeia aprova candidatura de Coimbra à European Urban Initiative com financiamento de 4,9 ME
23/05/2024
Atletas do União 19 presentes na Festa do Futebol Feminino
23/05/2024
Unionistas vencem Valadares Gaia na Taça Nacional
16/05/2024