Em
Região de Coimbra

2024/05/10

Casa do Cinema de Coimbra celebra três anos este domingo

Concelho

A Casa do Cinema de Coimbra celebra no próximo domingo, dia 12 de maio, o seu terceiro aniversário e convida todos para comerem uma fatia de bolo e fazerem um brinde, às 19h30, no seu espaço do edifício Avenida. A celebração vai servir, também, para dar a conhecer, com mais pormenor, as obras de requalificação que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai fazer no espaço e apresentar a nova programação da Casa, com vários ciclos, antestreias e estreias marcantes. A iniciativa vai contar com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, e do diretor da Caminhos do Cinema Português, Tiago Santos, entre outros. Recorda-se que a Casa do Cinema de Coimbra é gerida por três entidades, a Caminhos do Cinema Português, a Fila K Cineclube e o Centro de Estudos Cinematográfico.

Três anos depois da sua abertura, a Casa do Cinema de Coimbra mostra que é possível a recuperação dos antigos cinemas de rua, espaços tradicionais de cinefilia, restaurando a sua função cultural e recuperando os hábitos de proximidade das pessoas com a sétima arte. Ao longo destes três anos, a Casa do Cinema de Coimbra tornou-se um espaço privilegiado para acompanhar a cinematografia contemporânea nacional e europeia, proporcionando aos espetadores o contacto com realizadores, atores e produtores ao longo de todo o ano.

A Casa do Cinema de Coimbra, cuja sala a Câmara Municipal adquiriu em 2022, possibilitando assim a continuidade do projeto, vai agora ser requalificada pela autarquia, o que vai obrigar a um interregno na sua programação. A requalificação prevê a melhoria das condições da sala, da acessibilidade, segurança, isolamento acústico e conforto térmico, num investimento de cerca de 520 mil euros. A autarquia já avançou, no final de janeiro, com a elaboração do projeto de remodelação e de licenciamento de instalações elétricas e técnicas da sala, num investimento de 13.800 euros.

 A aquisição deste serviço foi, assim, um dos primeiros passos para uma intervenção de reabilitação e de modernização da sala situada no rés-do-chão, onde funciona a Casa do Cinema de Coimbra, estando previsto um investimento de cerca de 520 mil euros, dos quais mais de 350 mil euros resultam da necessidade de beneficiação das instalações técnicas. Considerando a urgência da intervenção, autarquia pretende avançar com o procedimento e dotar a Casa do Cinema das melhores condições para a promoção regular e concertada da sua atividade, estando previsto que a obra decorra entre 2024 e 2025. Já para a sala situada no 7.º piso do edifício Avenida, que não está a ser utilizada, a autarquia vai aguardar a abertura de avisos para programa de financiamento enquadráveis, prevendo-se intervenção em 2025. 

A obra de requalificação da Casa do Cinema de Coimbra vai ser um dos assuntos abordados durante a festa de comemoração dos três anos da Casa. Outro assunto será a programação do espaço, que vai contar com vários ciclos, antestreias e estreias marcantes. A Casa do Cinema de Coimbra irá apresentar essa programação, que promete manter a promoção da oferta de qualidade e uma maior acessibilidade à sétima arte na região de Coimbra.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Supertaça AFC joga-se este sábado em Taveiro
23/05/2024
Registo operacional da PSP de Coimbra
23/05/2024
Encontro de Traquinas de Final de Época - Futsal
23/05/2024
Encerramento da temporada de arbitragem da AF Coimbra
23/05/2024
Detenção de três Indivíduos por suspeita de tráfico e furto
23/05/2024
Comissão Europeia aprova candidatura de Coimbra à European Urban Initiative com financiamento de 4,9 ME
23/05/2024
Atletas do União 19 presentes na Festa do Futebol Feminino
23/05/2024
Unionistas vencem Valadares Gaia na Taça Nacional
16/05/2024